segunda-feira, 22 de julho de 2013

Geometrias, série de gravuras de William Menkes

William Menkes, sem título, 2013, água forte, 20 x 30 cm.


O mosaico visual expresso em diferentes formas no cotidiano urbano sempre serve como pretexto para inúmeras inquietações e propostas artísticas. Formas, cores, texturas são elementos que reforçam a função e a presença estética das coisas dispostas nos espaços das cidades.

 
Dar novos sentidos e significados para o que nos cerca é exercício constante do ato criativo. Arte espelha a cidade, espelha o outro. Arte espelha desejos. E o desejo de somar ou subtrair valores para o que se encontra estabelecido provoca no artista criador a necessidade de rever e reinterpretar sutilmente o mundo.

 
Os trabalhos dessa exposição surgiram do interesse de buscar em determinado objeto trivial uma potência estética para transformá-lo em assunto de arte. Assim, William Menkes se apropriou do desenho geométrico das estruturas de torres metálicas espalhadas na cidade para elaborar suas dinâmicas rítmicas usando os recursos de linguagem da gravura em metal, explorando e variando o espaço perspectivo no posicionamento do olhar de baixo para o topo dessas torres.

 
A série Geometrias exemplifica no seu desenvolvimento a capacidade de se perceber nas coisas banais um valor não evidenciado, narrativa não mencionada, importância não estabelecida. Trata-se de um conjunto de gravuras que representa fragmentos desse elemento de avanço tecnológico da engenharia – torres para telecomunicação - cuja presença, numa interpretação poetizada, esboça desenhos geométricos em suspensão no céu.

 
Ideia que foi o ponto de partida para William Menkes. A elaboração das gravuras se origina da observação do desenho dessas estruturas. Assim, as composições experienciadas resultam do cruzamento vertical, horizontal e diagonal de linhas suaves e densas, em movimentos visuais que aproximam e afastam planos, definem profundidade e extrapolam os limites da imagem se projetando entre as tramas do papel.

 
Um motivo aparentemente simples desenvolvido com rigor e competência. Essa primeira mostra individual sinaliza um bom início de percurso de produção artística de William Menkes, uma das oportunidades que certamente contribuirão no refinamento e na mobilidade de seu pensamento criativo.

 
 
Rafael Maldonado
julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário