sábado, 4 de junho de 2011

Curumins

Elis Regina, da série Curumins, fotografia, 2010

O interesse da série fotográfica Curumins, de Elis Regina, consiste na apresentação do tema de retrato infantil sem o risco de utilização de recursos visuais que, através de uma dramatização exagerada, roubem a atenção do observador para o que há de mais eficiente nas cenas: a individualidade da imagem sem a valoração sugestiva da situação retratada.

Apesar disso, o compromisso com a forma e o estilo faz com que a fotógrafa recorra a elementos fundamentais da linguagem como contrastes de luz e sombra, a adoção de uma monocromia entre tons sépia e terra que enriquece o campo visual da imagem, o embate entre formas e texturas e a redução dos planos nas cenas.

São imagens que condensam o tempo e o ritmo peculiares de um lugar situado numa geografia cultural repleta de silêncio e inocência. Os retratos revelam a realidade de uma infância conduzida pela escassez e pontuam uma simplicidade expressiva que nos alerta para aquilo que está negligenciado, para o que parece injusto.

Um semblante ingênuo, um gesto tímido, um sorriso puro, um abandono. Assim o nosso olhar é seduzido e comoventemente deslocado, e, com muita competência, as fotos de Elis Regina cumprem a sua função.


Rafael Maldonado
Curso de Artes Visuais - UFMS
Abril 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário