sábado, 4 de junho de 2011

A impressão que fica




Gravura é a linguagem artística que através de uma matriz – linóleo, madeira, pedra ou metal - a imagem é gravada e depois impressa num suporte de papel, fornecendo, como carimbo, a reprodução de inúmeras cópias da mesma imagem.

A técnica exige precisão na maneira de gravar a matriz, uma vez que cada detalhe, cada área elaborada aparecerá de forma definitiva e invertida na cópia impressa. Uma complexidade que cria um ritmo próprio de trabalho, com sistematização nos gestos na hora de talhar a matriz e no ato de sua impressão.

Aliás, a impressão é o momento sublime da linguagem, é nesse instante que se revelam os elementos específicos de cada modalidade gráfica e a maneira que, minuciosamente, foram explorados para criar o campo visual da imagem.

É na impressão da matriz que se concretiza todo o processo, e, só a partir de então, que o artista tem a noção exata de sua obra.

Diz-se que é a gravura que escolhe o gravador, pois, é preciso daquele que a executa a disposição para adaptar-se aos desafios dos procedimentos de gravação, entender o tempo exato que o trabalho exige respeitando cada etapa de elaboração da obra, imprimindo e avaliando as cópias de teste sem a pressa de obter resultados imediatos.

É essa a impressão que fica: a gravura é uma arte silenciosa, intimista, de pequenas dimensões, quase sempre monocromática. Contudo, com presença potente entre as linguagens da arte, utilizada pelos artistas que aproximam e atualizam a antiga técnica para o momento atual, renovando constantemente sua força estética entre conceitos e procedimentos da produção contemporânea.

A mostra reúne alguns trabalhos de linografia e xilografia desenvolvidos no atelier de gravura do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, reforçando a importância desse espaço privilegiado no fomento e desenvolvimento das técnicas da gravura e na mediação do exercício criativo dos alunos para a descoberta de novas poéticas de expressão.

Rafael Maldonado
Orientação e curadoria
Novembro 2010

Um comentário: